domingo, 23 de janeiro de 2011

SE JESUS VIVIA CONSTANTEMENTE CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, O QUE NOS FAZ PENSAR QUE DEVÍAMOS SER DIFERENTES?

"Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Lc 3:16 Ed. Contemporânea).

O fracasso é generalizado. O mau testemunho é insuportável. Os vexames são constantes. As conversões genuínas são inexistentes. A luta tem sido contra a carne e o sangue. A igreja brasileira pentecostal parece definhar em pleno começo de século. Um testemunho totalmente diferente dos pais do pentecostalismo em cada virada de século.

A falta de devoção diária e oração constante parece-me ser a única resposta plausível! Quantas horas seu pastor orou para pregar seu último sermão? Quais foram os resultados? Houve demonstração do Espírito e de poder? (1 Co 2:4).

Como podemos resolver o problema? Como resolver o problema da falta de poder e de demonstração do Espírito que paira sobre nossas igrejas? Olhando para o exemplo do Mestre...

Veja o que João, o Batista, falou sobre Ele:

"Eu na verdade vos batizo com água. Mas vem aquele que é mais poderoso do que eu... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Lc 3:16). Essa era a percepção e a revelação que João Batista tivera do Mestre.

Jesus é cheio do Espírito.
"Quando todo o povo se batizava, Jesus também foi batizado. E, enquanto ele orava, o céu se abriu, e o ESPÍRITO SANTO DESCEU SOBRE ELE em forma corpórea, como uma pomba..." (Lc 3:21, 22).

Não restam dúvidas de que o Mestre, antes de começar Seu ministério, Ele foi batizado nas águas e, logo a seguir, no Espírito Santo! Qual tem sido, portanto, a diferença entre a igreja do começo do séc. 21 e Jesus?

Que temos recebido o batismo no Espírito Santo com evidência de falar em línguas, isso é real. Porém, temos pecado é alguns aspectos.

A Dependência do Espírito.
Observe que após o Espírito Santo ter descido sobre Ele, nada mais em Sua vida se resumiu ao natural ou à independência. O que quero com isto dizer? Quero dizer que Ele foi tomado pelo Espírito, e tudo o que pensava, falava e fazia era sob o domínio do Espírito.

Ele deixa de ter opinião própria. Ele passa a ser uma Pessoa cuja vida se expressa em fazer a vontade do Pai através do poder do Espírito Santo que nEle habita.

Os líderes e membros das igrejas pentecostais dos nossos dias têm opinião própria, fazem as coisas acontecerem, falam e agem, no entanto, o fazem independentes do Espírito Santo. Suas vidas estão fazias da genuína presença do Espírito.

Jesus Se Submete a Liderança do Espírito.
"Jesus CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, voltou do Jordão e FOI LEVADO PELO ESPÍRITO AO DESERTO, onde por quarenta dias foi tentado pelo diabo..." (Lc 4:1-2).

Jesus andava sempre cheio do Espírito Santo. Aonde quer que fosse, o que quer que fizesse, era sob o poder do Espírito. Ele não foi simplesmente ao deserto, Ele foi levado pelo Espírito. Quando foi a última vez que você foi levado pelo Espírito?

"Então, PELO PODER DO ESPÍRITO, VOLTOU JESUS para a Galiléia..." (Lc 4:14).

Uma simples viaje para uma de Suas cidades preferidas foi PELO PODER DO ESPÍRITO. Nada mais em Sua vida se resumia ao natural. Tudo se baseava ao sobrenatural, debaixo do poder do Espírito Santo. Como são diferentes os líderes de nossas igrejas pentecostais hoje!

Jesus Tinha Convicção da Presença do Espírito em Sua Vida!
Cristo não apenas vivia sob a influência constante do Espírito Santo, mas que Ele mesmo reconheceu isso:

"Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Ao abrir o livro, achou o lugar onde estava escrito: O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor. Então começou a dizer-lhes: HOJE SE CUMPRIU ESTA ESCRITURA em vossos ouvidos" (Lc 4:17-19, 21).

A menos que tenhamos convicção da presença do Espírito Santo em nossa vida não conseguiremos realizar nada que passe pela aprovação de Deus. Não conseguiremos libertar os cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos nem anunciar o evangelho com eficácia sem que o Espírito do Senhor esteja sobre nós.




2 comentários:

  1. Como buscar estar cheio do Espírito Santo? Como faço?

    ResponderExcluir
  2. Mto bom! Mas esclareça pra mim: Jesus recebeu poder do Espirito Santo apos seu batismo ou o Espirito Santo habitou nele , enquanto estava na terra?

    ResponderExcluir