
Sua fé depende do orar em língua para ser edificada. O apóstolo das gentes disse:
"O que fala língua estranha EDIFICA-SE A SI MESMO..." (1 Co 14:4a, ARC).
Não precisa se preocupar se ninguém o entende, inclusive você mesmo. No entanto, espiritualmente você se edifica.
"Porque o que fala língua estranha NÃO FALA AOS HOMENS, SENÃO A DEUS; porque NINGUÉM O ENTENDE, e em espírito FALA DE MISTÉRIOS" (1 Co 14:2, ARC).
Paulo, de maneira direta, encoraja os Cristãos em Corinto a se exercitarem na prática do falar em línguas na devoção pessoal diária como um meio de edificação espiritual.
"Vós, porém, amados, EDIFICANDO-VOS na vossa fé santíssima, ORANDO NO ESPÍRITO SANTO" (Jd 20, ARA).
A palavra grega para EDIFICAR no versículo acima é a mesma de 1 Coríntios 14:4 e Judas 20. A palavra é oikodomeo, que significa:
- Promover crescimento em sabedoria, em amor, em graça, em santidade, em poder, em felicidade e em bênçãos.
- Também tem a conotação de carregar ou abastecer.
O exemplo mais próximo para nós do séc. 21 é quando, ao virmos a bateria de nosso celular ou laptop baixa, a próxima coisa que queremos fazer é CARREGÁ-LAS, EDIFICÁ-LAS OU ABASTECÊ-LAS.
Se você sente que está ficando sem poder, sem sabedoria, amor, graça, felicidade e bênçãos espirituais, então, comece agora a orar no Espírito Santo (orar em línguas) para SE EDIFICAR OU SE ABASTECER.
Se fizer disso um estilo de vida, sua vida cristã, seu ministério e seu futuro ganharão uma dimensão totalmente nova.
Ouse orar em línguas diariamente. Você não tem nada a perder.
1 Co 14 incentiva as linguas para a edificacao propria?
ResponderExcluirVocê leu os primeiros versículos de 1 Coríntios 14 como se o apóstolo estivesse falando dos benefícios para a pessoa que fala em línguas, pois assim estaria falando com Deus e edificando a si mesmo. Se ler o capítulo inteiro verá que ele está criticando o falar em línguas, e não incentivando sua prática.
O assunto do capítulo é o corpo de Cristo e sua edificação, não a edificação própria. O tom que o apóstolo está dando a todo o discurso é para mostrar quão egoísta é fazer algo só para si sem pensar nos outros. Até mesmo ao referir-se à oração no versículo 14 ele deixa claro que é pior orar algo inteligível porque a própria pessoa que ora acaba não entendendo o que diz.
Portanto, quando ele diz que "o que fala em língua edifica-se a si mesmo" não é no sentido de incentivar a prática ser algo bom. Paulo está mostrando que o crente, ao fazer isso não estava compartilhando com os outros ou auxiliando na edificação de seus irmãos.
Veja que é sempre uma coisa em contraste com a outra, o egoísmo de fazer algo só para si, e a liberalidade de fazer algo que possa edificar a igreja. Entenda aqui que "profetizar" é no sentido de proferir ou falar da Palavra de Deus, não exatamente de trazer alguma revelação nova ou dizer o que vai acontecer no futuro:
Dr Mário Persona
Perfeito.
ExcluirCertíssimo, foi isso mesmo que eu entendi, parabéns pela explanação!
Excluirmuito maravilhoso este estudo aprendi muito eu oro em linguas há 6 meses e estou me sentido ótimo é uma benção e esse estudo falou muito ao meu coração aleluia
ResponderExcluirOrar em lingua não vai te edificar em nada se sua mente estiver infrutífera.Isso é o que o Apostolo Paulo fala. Ele prefere falar 5 palavras para edificação da igreja do que 10.000 palavras em linguas e ninguém entender. Leia a biblia, estude, medite e vc será muito mais fortalecido.
ExcluirParabéns Deus te abençoe grandemente 🙏 estava procurando sobre isso como foi orar em língua se nem eu entenderia paz amado...
ExcluirLarissa Farias você falou que 'O assunto do capítulo é o corpo de Cristo e sua edificação, não a edificação própria.' está errado olha o que diz o estudo; '"O que fala língua estranha EDIFICA-SE A SI MESMO..." (1 Co 14:4a, ARC).viu? EDIFICA A SI MESMO - E voce diz ao cotrário,tá bém claro.
ResponderExcluirPaulo simplesmente estava ensinando a igreja a se mover nos dons Espitituais,para a edificacao da igreja,e nao só a si,sendo assim algo egoista da nossa parte.notem nos versiculos seguintes,12 em diante;
ExcluirAssim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.
13 Por isso, quem fala em língua, ore para que a possa interpretar.
14 Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera.
15 Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento
A paz queridos,
ResponderExcluirquero aqui deixar minha contribuição
Sobre o orar em Línguas estranhas, o Ap.Paulo não estava proibindo os irmãos de orarem dessa forma, muito pelo contrário, era o costume da igreja primitiva, Paulo também tinha essa prática e orava em línguas. Porém o apóstolo estava ensinando os irmãos que a oração em Línguas é uma questão pessoal (Momento a sós com o SENHOR), mas durante as reuniões de culto público na igreja ou fora dela a oração precisa ser na língua do povo (Idioma Natural), para que todos sejam edificados.
Precisamos deixar bem claro que O apóstolo Paulo não está desmerecendo o orar em outras línguas e nem está impedindo os irmãos de falar em mistério nas igrejas, mas está ensinando como proceder em uma reunião (Questão de ordem no culto a Deus).
"Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento". (1 Co 14:15).
"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus". (1 Co 14:26,27,28).
Isso mesmo meu irmão👋👋👋👋👋👐👐👐👐👐👐
ExcluirOlá,graça e paz a todos! Pelo visto não são apenas os pentecostais os únicos que falam em "línguas estranhas".
ResponderExcluirhttps://afeexplicada.wordpress.com/2011/05/17/linguas-estranhas-quem-as-fala/