segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

POSSO FALAR EM LÍNGUAS QUANDO QUISER?

Alguns pentecostais possuem a ideia de que só devem falar em línguas:

  • Quando a igreja está no clima.
  • Quando é um congresso de fogo.
  • Quando sentem um arrepio.
  • Quando forem arrebatados os sentidos.
  • Quando surge o momento certo.

E por aí vai...

Bem, a pura verdade é que você não precisa nada disso para falar em línguas, uma vez que foi batizado no Espírito e esteja vivendo uma vida condizente com as Escrituras. Você pode falar em línguas QUANDO QUISER.

Isso mesmo, VOCÊ PODE FALAR EM LÍNGUAS QUANDO QUISER! Você não precisa de clima, não precisa de congresso, não precisa sentir arrepios ou ser arrebatado em seus sentidos, nem ao menos escolher o momento certo. Você pode começar falando em línguas agora mesmo, se quiser! 

Ok, antes de começar a me criticar com seus costumes, tradições e teologia, veja o que a Bíblia diz, e não apenas no eu penso.

Esqueça tudo o que já lhe falaram sobre em que momento deve orar em línguas e descubra o que Deus diz em Sua Palavra!

Quem fala em língua?
"Porque O QUE FALA LÍNGUA ESTRANHA não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios" (1 Co 14:2, ARC).

"O que fala língua estranha edifica-se A SI MESMO..." (1 Co 14:4a, ARC).

O que chama a atenção nesses versículos são as repetições da frase, "O QUE FALA LÍNGUA ESTRANHA" e das palavras, "EDIFICA-SE A SI MESMO" no versículo 4.

A pessoa que fala em língua, ela mesma se edifica. Observe ainda que o que fala em língua é você e não o Espírito Santo. Entendido? (para maior clareza veja o post: O ESPÍRITO SANTO NUNCA FALOU EM LÍNGUAS).

Orar e cantar com o espírito.
"Porque, se eu orar em língua estranha, O MEU ESPÍRITO ORA BEM, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? ORAREI com o espírito, mas também orarei com o entendimento; CANTAREI com o espírito, mas também cantarei com o entendimento" (1 Co 14:14-15, ARC).

Quem ora aqui? Será que é o Santo Espírito? É óbvio que não! Ele lhe ajuda. Ele lhe concede (At 2:4; Rm 8:26), mas é você que o faz.

Veja o que Paulo diz no versículo 15.
"ORAREI com o espírito, mas também ORAREI com o entendimento..." Ele diz, "orarei com o entendimento". A pergunta é, será que posso orar com o meu entendimento – a minha mente – todas as vezes que eu quiser? Qual a resposta? Sim!

Sabe, todas as vezes que você quiser, pode tirar um período de dez, vinte ou quarenta minutos em oração, orando com o seu entendimento, ou seja, na sua própria língua. Certo?

Mas olhe que o apóstolo das gentes começa o versículo 15 dizendo: 
"[Eu]ORAREI com o espírito..." Isso quer dizer, o Espírito Santo estando dentro de mim, em meu espírito, posso começar a orar em língua, do mesmo jeito que eu faria se tivesse que orar na minha própria língua, isso é, com o meu entendimento.

Você pode fazer isso agora, se desejar!

Não entendo o que falo em língua.
Aí você diz, "mas isso é tolice, pois nem mesmo entendo o que estou dizendo em língua".

Sei disso. Veja mais uma vez esse versículo: "Porque, se eu orar em língua estranha, O MEU ESPÍRITO ORA BEM, mas O MEU ENTENDIMENTO FICA SEM FRUTO. (1 Co 14:14, ARC).

Sei que o diabo vai lutar para que você não edifique o seu espírito. O que você precisa entender, no entanto, é o seguinte:

Quando ora em língua, você está...
  • Falando a Deus, não a você mesmo, ou a quem quer que seja (v. 2).
  • Falando mistérios divinos, ninguém o entenderá (v. 2), a menos que haja interpretação (mas isso é na assembléia com os santos para que haja ordem – aqui estou estritamente falando da devoção pessoal).
  • Edificando-se a si mesmo (v. 4).
  • Edificando-se a si mesmo sobre a sua santíssima fé (Jd 20).
  • Às vezes, você estará cantando com o seu espírito (v. 15; Ef 5:19).


Todavia, se quiser entender o que você diz em língua, Paulo disse: "Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar" (1 Co 14:13, ARC). Haverá momentos em que, se tiver pedido, o Espírito Santo lhe interpretará o que estiver falando em língua. Isso é tremendo. Peça a Ele.

Então, meu irmão, comece a orar em língua quando quiser, e mesmo aonde quiser, desde que por entre seus lábios. Não pare! Continue até que você esteja debaixo de tamanha unção a ponto de as pessoas notarem algo diferente em você, até que a sua sombra possa tocar os doentes e curá-los, até que...

"e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus..." (Gl 2:20, ARC).




94 comentários:

  1. a dona do blog esta ativa pq tenho uma duvida bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Sou cristão e já recebi o Espírito Santo de Deus e ultimamente (para ser exato duas semanas) estou tendo algumas dúvidas sobre orar no Espírito, especificamente na passagem 1 Co 14:2. Pois a palavra diz que “O que fala em língua estranha..." e a minha dúvida é a seguinte: Esta passagem se refere a pessoas especificas ou a todos que receberam o Espírito? Pois quando recebi o Espírito Santo de Deus não senti vontade de orar em línguas, mas meu irmão pediu para que eu orasse em línguas. Depois desse pedido eu comecei a falar embaralhado e não sabia ao certo se a minha oração estava de acordo, pois não senti vontade e sim pelo pedido de meu irmão. E Paulo fala para os irmãos em corinto que pelo Espírito foi dado dons de acordo com sua vontade. Então será que quando orei eu apenas abri a boca para satisfazer meu irmão ou realmente orei no Espírito? Pois não sei se possuo este dom.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo Roger, paz.
      É importante definir algumas coisas antes. Primeiro, recebemos o Espírito Santo em nossas vidas no momento do novo nascimento (João 3:3-8; Tito 3:5), quando confessamos a Jesus Cristo por nosso Salvador (Romanos 10:9-13). O Espírito Santo vem dentro em nós para fazer o processo de regeneração e santificação (Romanos 1:4). Aí passamos a, então, fazer parte do Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:13).
      Em segundo lugar existe o batismo no Espírito Santo, o que também é chamado de "Dom do Espírito", (Atos 2:1-4; Atos 2:38) que nos dá poder a fim de que consigamos ser testemunhas (Atos 1:8). Na recepção desse "Dom do Espírito" ou batismo no Espírito Santo, nós falamos em língua por ser esse o sinal (Atos 8:14-24; Atos 19:1-7).
      Existe, portanto, variedade de línguas, que é um dom do Espírito (1 Coríntios 12:4-10) que, com o auxílio do dom de interpretação de línguas, torna-se o mesmo que o dom de profecia.
      Sim, é possível orar em línguas quando você quiser - desde que você já tenha sido batizado no Espírito Santo - e edificar-se a si mesmo como uma prática de se manter cheio do Espírito, orando no Espírito Santo (1 Coríntios 14:4, 13-14, 18; Judas 20; Romanos 8:26).
      Fica na Paz do Senhor Jesus.

      Excluir
    2. Irmão, permita-me fazer uma correção biblica: dom de línguas não é sinal de batismo com o Espírito Santo. Linguas estranhas é um DOM e a bíblia diz que nem todos terão esse dom!
      A bíblia jamais disse que falar em línguas seria o selo do Espírito Santo, de forma alguma.
      Vejamos o que o apóstolo Paulo diz:

      4. Existem diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
      5. Existem várias formas de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
      6. E há diversas maneiras de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
      7. A cada um, contudo, é concedida a manifestação do Espírito, com a finalidade de que todos sejam beneficiados.
      8. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento.
      9. A outro, pelo mesmo Espírito, é outorgada a fé; a outro, pelo único Espírito, dons de curar;
      10. a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
      11. Entretanto, o mesmo e único Espírito realiza todas essas ações, e Ele as distribui individualmente, a cada pessoa, conforme deseja.
      (1 Coríntios, 12)

      O apoapóst afirma que a alguns sera dado o dom de falar novas línguas, não a todos.
      O texto nos fala que o dom de línguas e como qualquer outro dom!!
      Lingua estranha não é selo do Espírito Santo, e dom!

      Paz !

      Excluir
    3. Acredito que ele esteja se referindo ao falar em línguas conforme Jesus disse que aqueles que crêem Nele falariam novas línguas, isso é para TODOS que crêem, já o dom de variedade de línguas é para a ocasião de ter pessoas de diferentes línguas e poder ser ministrados na sua língua materna como ocorreu em pentecoste.
      Paz

      Excluir
    4. Esses dons já existiam antes do pentecortes , no princípio em Genesis .e vejo a profundidade e santidade e respeito nesse jovem.

      Excluir
    5. Os de hoje vejo muita balela , muita meninice em cada situação, pois a cerca dos dons espirituais ,tudo tem que ter um fim proveitoso isso é uma verdade.

      Excluir
  3. Como saber se a lingua que eu falei orando foi um dom do Espirieo Santo ou falei por ansiedade de falar! Tenho medo de ter mim precipitado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, O Espirito Santo é a certeza de que você orou de verdade. Não tenha medo, é justamento isso que está acontecendo com muitos, aponto de abandonar essa pratica. A paz querida.

      Excluir
    2. Paz amados.
      Esse comentário está há tanto tempo aqui, nem sei se vcs irão ainda ler o meu, mas enfim aco que não cheguei aqui por acaso.

      Mas vou contar a minha experiência de 20 anos de meu batismo/dom de línguas, pois a dúvida que surge e: posso falar quando eu quiser? Falei porque outra pessoa pediu! Ou, falei porque tenho tanta vontade que acabei imitando os outros...rsrsrs
      Meus queridos amigos e irmãos me perdoem pelo que voy falar e não me vejam como a dona da verdade, pois não sou. Mas a minha opinião sobre o assunto é que não se fala linguas estranhas quando se quer, é preciso haver uma interferência do Espirito Santo em nossas vidas, vou contar bem rápido pra vcs como foi que o Senhor me deu o dom de linguas, eu estava sentada no conjunto de jovens e o pregador estava falando que Deus tinha mostrado pra ele que pessoas seriam batizadas naquela noite com o dom de linguas quando ouvi comecei a dar glórias a Deus..só Glória, Glória, Glória..pouco depois senti como se um fio de energia tivesse ligado no meu rosto e tocasse a minha boca que no mesmo instante senti uma leve dormência e que emboloou minha língua e dai falei em linguas pela primeira vez!! Aleluias!!
      Pasdei o resto do culto falando em linguas, fui pra casa falando em linguas mas não era porque eu quisesse, saia da munga boca sem eu fazer força alguma...no caminho pra casa eu abria minha boca pra falar com minha mãe saia era uma lingua estranha, fou tremendo! E até hoje é assim, quando falo não falo quando quero, porque entendo que se assim o fizer será da minha própria carne, preciso está em oração, ligada com Deus para isso acontecer..outro dia estava arrumando a minha casa e comecei a ouvir uns louvores que me tocaram a alma e falei em linguas com a vassoura na mão, mas não foi porque eu quis de mim mesmo foi o Senhor que me tocou.
      A mesma coisa acontece com qualquer outro dom ninguém por si só tem o poder de saber da sua vida se não for o Espirito Santo de Deus que queira revelar, porque se não for ele que opere em nós nada seremos.
      Um beijo no coração de todos, fiquem com Deus🌹😘

      Excluir
    3. Amém!! Que linda postagem!! Concordo plenamente com vc irmã!! Amém!♡

      Excluir
    4. Sua resposta é muito verdadeira irmã,comigo tbm é assim,fui batizada com o espirito santo ouvindo uma oração do pastor antonio junior um yotube famoso,ele falou sobre a busca e o desejo de falar em linguas e eu ajoelhei e comecei a pedir o espírito santo e minha lungua adormeceu e comecei a falar em linguas, foi a melhor sensacao da minha vida,depois desse dia ñ parei de falar,e eu recebo o espírito santo dentro do meu quarto,mais estando em oração e ligada com Deus 😭🙏

      Excluir
  4. Boa tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Escuto muitos testemunhos de quando a pessoa é batizada no espirito ela pula, grita, sente algo diferente e as vezes nem se controlam.
    Mas algum tempo comecei a falar em linguas, tento tirar-las da mente mas não somem, como faço para saber se não é de mim (tipo ter decorado de alguem) ou se é um dom do Altissimo Deus???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, pular, gritar, ETC na verdade é uma ação natural do homem quando algo acontece de anormal. Por exemplo: Alguém vai a uma balada: ele pula, dança, grita etc. estaria ele fazendo algo sem ser motivado? Não! Ele está reagindo conforme a musica(ritmo) Mesmo assim ele não poderia se conter diante disso? Sim! poderia, mas a felicidade é tão grande que ele prefere mais e mais. AGORA POR QUE SERIA DIFERENTE QUANDO SE TRATA DO AGIR DE DEUS, NÃO SERIA MAS PRAZEROSO GRITAR, PULAR DANÇAR DIANTO DO SENHOR JESUS ?MARAVILHOSO? E não tente tirar algo da sua mente o qual foi dado por promessa.

      Excluir
    2. Paz, o pular, gritar, rodar, etc é da carne(não é pecado) ou seja é da natureza do homem, se a pessoa é agitada, gosta de "bagunça"(no bom sentido), gosta de brincar, certamente essa pessoa vai pular, gritar etc, porém se a pessoa for recatada, tranquila,acanhada certamente vai receber o Espírito Santo e vai falar em linguas baixinho e talvez ninguém perceba, cada um tem um estilo de vida, é com certeza o Espírito Santo respeita isso. Não se preocupe com a forma que o o E.S. usa as pessoas ou vc mesmo, se preocupe em está fazendo de acordo com a vontade de Deus.

      Excluir
  5. A PAZ. EU ACHO QUE FUI BATIZADA PORQUE MINHA LÍNGUA ENROLA, MAS SÓ QUANDO GLORIFICO COM A PALAVRA ALELUIA, E SÃO SÍLABAS. SERÁ QUE AINDA NÃO DESENVOLVEU, PELO POUCO TEMPO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda a paz do Senhor... Sou batuzada também com o espírito santo, e quando glorifico santo muitas vezes minha língua enrola. Só que tambem é sílaba. Tipo um talalala... O que devemos fazer é orar a Deus e pedir variedades de línguas, porque zsnao vamos ficar só na língua que formos batizada... Fica com Deus.

      Excluir
    2. Eu tenho uma duvidada eu falo outra língua so que nunca esqueço ela e falo aleluias consecutivamente sem parar será que estou tirando da minha mente tenho medo

      Excluir
    3. Eu tenho uma duvidada eu falo outra língua so que nunca esqueço ela e falo aleluias consecutivamente sem parar será que estou tirando da minha mente tenho medo

      Excluir
  6. boa tarde ! comigo aconteceu que eu estava em um congresso , e o pastor chamou alguns para ele orar por eles , nisso eu fui e ja estava buscando a algum tempo esse dom , entao uma irmã me abraçou e eu fiquei glorificando a Deus enquanto ela que ja era batizada ficou falando em linguas ara mim e falando para mim desenrolar , mas eu continuei glorificando em minha lingua , quando terminamos ela me soltou e falou que eu fui batizada com o espirito santo e foi como se ela ja soubesse que eu estava buscando mas eu nao á conhecia ...eu fiquei meio confusa pois nao me ouvi falar em linguas ! entao tenho essa duvida de saber se fui mesmo batizada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha querida, a paz do senhor Jesus esteja contigo.
      Para que você seja selada com o espírito santo não é necessário que apenas você venha falar em línguas mas a Bíblia relata sobre os frutos do Espírito Santo. .. se você tem esses frutos obviamente o espírito Santo está na sua vida.
      Enquanto já conheci pessoas que falavam variedades de línguas mas por outro lado falava palavrões se prostituia adulterava e dava péssimos testemunhos.
      Então fique tranquila pois a sabedoria consiste em temer a Deus e obedecer seus mandamentos.
      Muitos dentro das igrejas mesmo com dons de profecia e outros vivem uma vida errada e digo mais estes que se enganam irão para o inferno mesmo tendo tendo expulsado demônios e curado doentes e etc...
      Viva sua vida com Cristo e obedeça a sua palavra quando você menos esperar o dom de línguas vira sobre ti.
      E outro detalhe não se iluda em ficar falando glória glória e aleluia.
      A adoração tem que ser sincera e o louvor tem que ser puro vindo de dentro de você.
      Para adorar a Deus não são necessárias as palavras mas sim as atitudes e uma vida aos seus pés.

      Excluir
    2. Amém, que linda resposta!! ♡

      Excluir
  7. chorei muito tambem , e o meu desejo de receber o dom era muito forte .. entao quero saber ? a paz .

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nao so batizada nas águas posso fala em linguas

    ResponderExcluir
  10. Nao so batizada nas águas posso fala em linguas

    ResponderExcluir
  11. Nao so batizada nas águas posso fala em linguas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim amada!! Eu tambem nao sou batizada nas aguas ainda, mais ja recebi o batismo (eu acho)kkkk.

      Excluir
    2. Pode sim amada!! Eu tambem nao sou batizada nas aguas ainda, mais ja recebi o batismo (eu acho)kkkk.

      Excluir
    3. Pode sim irmã eu não sou batizada nas águas e já fui presenteada pelo espírito santo.com o batismo E falo em línguas . Eu estava buscando muito por isso.. glória Deus.. mas vou me batizar nas águas mês que vem..

      Excluir
    4. Eu fui batizada em linguas tem um mês , foi o melhor dia da minha vida , era meu sonho e Deus realizou , eu só falava lalalalaala RS. . mas eu sentia muita presença, eu chorava muito , parecia que eu ia desmaiar de tanto falar em línguas .. eu agradeço muito a Deus por isso , por ele ter me batizado. Mas agora eu já estou falando outra língua , mas a presença não é mas a msm , parece que eu tô falando pq eu quero , pq eu sinto vontade , tô comendo de estar falando por falar , falando pq eu tô com vontade.

      Excluir
  12. Fui batizada com o Espírito Santo falei em línguas estranhas, mais não lembro mais o que falei,fiquei tentando me lembrar por si mesmo mais não consigo, tento me lembrar mais tenho medo de ta me precipitando e tento lembrar e tenho medo de ta falando igual alguém por ta ouvindo.
    Quero muito lembrar quero muito falar em línguas estranhas novamente

    ResponderExcluir
  13. Quando eu oro ,eu falo em linguas , vem direpente, tenho medo que seja da carne, como tiro essa duvida?

    ResponderExcluir
  14. Tem alguem ai ,pentecostal, mim ajude ai, eu sou batizada com espirito santo, mais nao sinto esse calor de fogo, que faz a pessoa ,pular,gritar, rodar, rir muito
    Quando eu canto ,ele mim toca ,eu sinto uma sensacao muito boa, no corpo todo ai,vem as lagrimas, mim ajude atender eu sou batizada, oh tocada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu imail, Santosmarta749@gmail.com

      Excluir
    2. A paz... Linda é porque cada pessoa fala de um jeito. Lembra do dia de Pentecostes .quando todos falavam em línguas diferentes... Uns pulam, gritam, bate palmas, fanca ,marcha... Na sua oração peça pra Deus te confirmar se você foi batizada com o espirito santo.. quando eu fui batizada , pulei, marchei. mas não consigo bater palmas nem dançar. E quando falo em línguas é diferente. O meu parece silabaa: talalala.. Cada um fala de um jeito. Temos que pedir a Deus variedade de linguas ele nos concede devemos ter uma vida Santa e buscando mais de Deus .

      Excluir
  15. Ajuda-me!!
    Ontem o pastor chamou o grupo dos jovens a frente do altar para orar, e disse que deus ia dar o batismo naquela hora ai eu comecei a glorificar aleluias e fui tocada, ai saiu algumas palavras da minha boca eu acredito que foi linguas estranhas, mais eu falei uma palavra que estava na minha mente do nada porque eu vir varios videos de pessoas serem batizadas e falando em linguas ai eu gravei a famosa" Anagasuria" ai eu falei tenho muito medo de ser coisa da minha carne, essas palavras. Tenho medo, porque na palavra de Deus diz que enganoso eh o coracao do homem.
    Oque eu faco??!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida irmã. Não se preocupe com essas coisas...falar em língua estranha é verdadeiramente uma manifestação do espírito santo. Mesmo diante de uma nova cultura religiosa que ensina que, se vc não falar em línguas vc não tem unção.tenha certeza de uma coisa, mesmo se vc falar essas conhecidas palavras "anagasuria", e isso estiver lhe edificando continue, não pare. Tudo o que nos edifica vem de Deus. Oque não se pode é falar em línguas para toda a congregação sem que haja um intérprete. Fique na Paz...

      Excluir
    2. Minha querida irmã. Não se preocupe com essas coisas...falar em língua estranha é verdadeiramente uma manifestação do espírito santo. Mesmo diante de uma nova cultura religiosa que ensina que, se vc não falar em línguas vc não tem unção.tenha certeza de uma coisa, mesmo se vc falar essas conhecidas palavras "anagasuria", e isso estiver lhe edificando continue, não pare. Tudo o que nos edifica vem de Deus. Oque não se pode é falar em línguas para toda a congregação sem que haja um intérprete. Fique na Paz...

      Excluir
  16. Também estou em dúvida, quando to na unção na igreja sou tomada por um força sem controle fico dando ou glória sem parar ou aleluia.
    Não entendo o porque.
    Mas não sou batizada em línguas.
    A
    Uma irmã falou que Deus que me batizar.
    E fala continue dado glória.
    Ai eu começo a dar e não consigo para.
    Más Deus não me batiza em línguas.
    Chego canso de dar glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, que a Paz de nosso maravilhoso Salvador esteja com VC. Entenda que Deus através do Espírito santo tem derramado sobre a igreja vários dons espirituais, apesar de o dom de línguas ser o mais buscado (errôneamente), sabemos que como membros do corpo de Cristo temos cada um uma função diferente. Odons são derramados de acordo com nossa função.Eu lhe aconselho a buscar em Deus se consagrando que ele lhe revele qual é o dom que Ele lhe reservou. Pode ser que seja o de línguas ou mesmo outro...

      Excluir
    2. Querida irmã, que a Paz de nosso maravilhoso Salvador esteja com VC. Entenda que Deus através do Espírito santo tem derramado sobre a igreja vários dons espirituais, apesar de o dom de línguas ser o mais buscado (errôneamente), sabemos que como membros do corpo de Cristo temos cada um uma função diferente. Odons são derramados de acordo com nossa função.Eu lhe aconselho a buscar em Deus se consagrando que ele lhe revele qual é o dom que Ele lhe reservou. Pode ser que seja o de línguas ou mesmo outro...

      Excluir
  17. Concordo com seu conteúdo, menos qndo diz posso orar qndo quiser. Vc foi redundante qndo afirmou isso e tambem disse que é o espírito santo que consede... Pois falarei em língua apenas qndo o espírito santo conceder e não sempre que eu quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Fui batizada com espirito santo e orei em linguas. Não tive controle sobre meu corpo que por oras orei em linguas sem cessar quando acabei sentir um calor muito forte. Sentir minhas pernas bambas e não parava de chorar. Quando foi no outro dia nao lembrei como falei e se me mandar orar em linguas agora eu nao sei orar. Entao acredito que eu tenho que buscar com minha alma para orar

      Excluir
  18. Concordo com seu conteúdo, menos qndo diz posso orar qndo quiser. Vc foi redundante qndo afirmou isso e tambem disse que é o espírito santo que consede... Pois falarei em língua apenas qndo o espírito santo conceder e não sempre que eu quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vc pode orar quando quiser, pois vc já recebeu o dom, o Espírito Santo já lhe concedeu as línguas estranhas, por exemplo se vc fizer aula de japonês e aprender a falar esse idioma vc falará sempre que quiser, da mesma forma é as línguas estranhas, agora é preciso ter sabedoria, pois não é para ficar falando no meio das pessoas, na momento da ministração da palavra, vc fala quando quiser nas nas horas certas, por exemplo, na hora do louvor, no momento das ministração de poder, naorações em seus momentos a sós com Deus, na hora que Deus lhe mandar para entregar uma revelação através da interpretação das línguas, que seja por você ou poroutras pessoas, o dom é irrevogável.

      Excluir
  19. Estou com uma dúvida fui visitada pelo espírito santo sentir .Unha língua embolar,mas toda vez que a linguagem vem na minha mente penso que sou eu que quero falar tenho medo de está me pressionando ou não fui batizada tá me fazendo muito mal essa dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não foi visitada pelo Espírito Santo, vc foi "tocada" pois vc já tem o E.S em sua vida, agora se vc está sentido vontade de falar ou orar em outras línguas, fale, abra a boca e deixe sair às palavras, certamente vc recebeu o dom de línguas e está travando ele em sua vida.

      Excluir
  20. eu não sei se recebi o batismo do Espirito Santo quando frequentava uma igreja pentecostal em 2006, mas desde este tempo, quando eu oro em meu quarto, de repente começo a falar em uma língua que não conheço e que não sei o que estou falando. Eu falo, falo, mas no meu intimo não entendo, minha mente fica vazia... eu só ouço minha própria voz falando em uma língua estranha. Quando era da igreja, ninguém sabia me dizer o porque deu não entender minhas orações em línguas. Hoje estou distante da igreja e temo orar profundamente, minha oração são rápida, se eu clamar a Deus, e começo a falar em línguas estranhas, eu choro muito, eu não me sinto segura, eu temo não está falando com Deus, eu deviria sentir-me segura, mas eu não sinto... eu tenho medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro os dons são irrevogável, ou seja vc o tem ainda mesmo desviado, segundo vc não tendo mais o Espírito Santo em sua vida vc não sentirá desejo de falar essas línguas pois ela é movida pelo Espírito,
      terceiro realmente não sabemos i que falamos exceto se tivermos a interpretação pois é uma linguagem para falar diretamente a Deus,
      Quarto não pare de orar, pois assim vc está mantendo a chama acessa , ou a brada viva dentro de vc,
      Quinto volte correndo para Deus, pois ele tem algo grande para faxer em sua vida. Sem dizer quer morrer sem salvação será terrível.

      Excluir
  21. Gostaria de saber se temos que agradar o homem ou a Deus.pq a Bíblia diz que só devemos falar em línguas quando tiver intérprete.nosso manual e as bíblia e não as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem amado(a) vc deve agradar somente a Deus é seguir a bíblia, pois a mesma bíblia que te fala para falar somente quando houver interprete, ela diz que essa orientação é para quando vc estiver dentro da igreja falando alto como se ver por aí hoje, ou seja está errado, porém se vc estiver falando baixo ou em sua casa não precisa de interprete pois a bíblia fala que essas língua é para nossa edificação é para Deus, pois quem fala em linguas fala diretamente ao pai.

      Excluir
  22. Fui em uma igreja e foi ministrado sobre o batismo no Espírito Santo, no final do culto foram chamados aqueles q não tinham ainda sido batizados com o Espírito Santo, no momento da oração ouvi na minha mente um lingua estranha como se fosse um hebraico(linguas da região de Jesus) mas não falei de forma audível, o que pode ter sido isso? Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  23. Um irmão da igreja foi batizado como espírito santo mas aparentemente ele nao lembra q falou as pessoas q falam em línguas a pouco tempo esqueci?

    ResponderExcluir
  24. Como saber se alguém está falando em língua s estranhas vinda s da parte de Deus ou se do i imigo?

    ResponderExcluir
  25. a paz a todos, tenho 7 anos que sou evangélica, e nunca fui batizada com o espirito santo e sim nas aguas, sei que Deus mi usa no louvor e na pregaçao eu parei de pedir para falar em línguas, pois vejo que pessoas quando pregam e falam em línguas, mesmo que as pessoas nada entendam, mais dao mais valor,e ja mi perguntaram pq eu nao falo em línguas, falei perguntas a jesus

    ResponderExcluir
  26. Comigo acontece o mesmo que acontece com a Neide Pimentel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmãos tem um conceito muito errado por aí, o que evidencia o batismo com o Espírito Santo não é os dons e sim os frutos do Espírito, ou seja provavelmente vc já é batizada com o Espírito Santo, falar em linguas é um dom que recebemos é sim infelizmente as pessoas dão mais valor às pregações de quem fala em linguas, sabe o que é pior? Se a pessoa fala em lingua na hora da pregação e não interpreta o que falou está errado, ou seja na hora da pregação não é momento de falar em línguas e sim de profetizar á igreja, se quer falar em linguas fale baixo. É minha irmã não responda mal o seu irmão, deixe para lá é siga buscando é louvando a Deus pois Ele ainda quer te usar muito.

      Excluir
  27. A paz a todos,tenho uma dúvida se falei em línguas,fui para um encontro com Deus e lá a irma chegou perto de mim e tocou no meu coração e começou a falar no meu ouvido,algo que estava acontecendo comigo e derrepente não lembro de quase nada, só lembri quando estava voltando em si, minha língua movimentava sozinha na boca,mas não ouvia nada, estou com dúvidas até hoje. AguemA pode mim responder

    ResponderExcluir
  28. Na igreja o pastor costuma dizer: " se você fala em línguas estranhas comece a falar agora ", e eu mesmo já tendo falado diversas vezes não consigo falar quando quero. Preciso pedir ao espírito santo, e somente com muita busca é que começo a falar. Nada de imediato como é pedido. Por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, com o passar do tempo terra mais intimidade e assim mais facilidade de falar, pois vc já sabe ou melhor já tem o dom.

      Excluir
  29. Paz do Senhor! Tenho buscado o dom de línguas, porém com dúvidas se o Espírito Santo quer para mim esse dom, e se pode ser Por vaidade. Quando oro é acabam as palavra s, penso em línguas; será que é porque ouço muitas pessoas falarem? No livro de Atos, todos batisados falaram linguas. O falar em línguas do batismo, pode ser diferente do "dom de variedades de língua? É, quando estou orando que penso em línguas, é de mim ou do Espírito? Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz.
      Sim, o dom de línguas é diferente desse falar em línguas no batismo.
      Nem todos vão ser agraciados com esse dom. Aliás Paulo escreve que existem muitos dons, mas o melhor de todos é o amor, a caridade. Então se em sua vida cotidiana vc conseguir demonstrar esse amor já está muito melhor do que se falasse e interpretasse línguas.
      Não deixe que a pressão da igreja, ou da vaidade como vc diz, te afastem da verdade do evangelho.
      Que Deus o abençoe.

      Excluir
  30. Tenho várias dúvidas, sou batizada no espírito santo isso tenho certeza mas tenho buscado os dons de línguas quando eu tenho visões sonhos sempre eu falo Mas na real todas as vezes q sinto a presença de Deus me vem as palavras mas por vergonha e medo não consigo pronunciar só dentro de mim mesmo e outro caso e que quando alguém vai orar por mim não consigo falar nem pronunciar nem sentir a presença de Deus como se eu retenho algo tirasse de mim não sei se é por medo vergonha acabo ficando frustrada e angustiada e aqui o que ela pra me edificar acabo ficando triste. Eu sozinha no meu dia A dia eu sinto a presença de Deus muito forte mas quabdo e específico não consigo me entregar totalmente e como se fosse forçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, amada.
      Ore para que Deus lhe dê forças para vencer essa timidez. Excelente coisa deseja buscando o dom de línguas, mas tenha em mente também que existem muitos outros dons e talvez Deus queira usar vc em outra coisa que não o dom de línguas.
      Pense nisso.

      Excluir
  31. Olá..
    Um certo dia na igreja senti um fervor,uma emoção muito forte e comecei a falar em línguas...eu não tinha controle da minha língua..foi muito bom,mas depois daquele dia não consegui mais...
    Eu consigo lembrar do que falei...mas não consigo fazer aflorar aquele fervor aquela emoção.
    E acho que não é certo eu falar aquelas palavras sem estar sentindo esse fervor..o que você acha???
    Você tem alguma dica para que eu possa fazer aflorar esse fervor..
    Deus abençoe.
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, amado(a).
      Normal. Vc deve ter recebido o batismo sim, com a evidência do falar em línguas.
      Mas não desenvolveu o dom de falar em línguas. São coisas diferentes.
      Continue orando e buscando a Deus e se Ele quiser em outro momento vai acontecer de novo, mas caso não ocorra lembre que existem vários dons e acima de todos eles o AMOR.

      Excluir
  32. Eu falei em línguas mas não percebi, para mim eu estava orando na minha língua, só depois que me avisaram que falei em línguas estranhas, isso é normal? gostaria de entender melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz.
      Me parece que vc além de ter sido batizado com o Espírito Santo, também recebeu o dom de interpretação de línguas. Continue buscando e Deus pode usá-lo para interpretar línguas durante o culto e assim edificar a toda a igreja.

      Excluir
  33. Uma vez quando eu orava em meu quarto, orava e louvava, eu sentia meu queixo tremer. As vezes vem umas palavras estranhas na minha mente, mas eu penso ser algo carnal e não do espírito. E fico com medo de falar algo só por achar que é o Espírito Santo quando na verdade é só o meu interior que quer muito isso e por isso eu acabo falando o que vem da minha mente e não dEle. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz.
      O Espírito Santo age em nossa mente. E satanás também. Quando vier essa vontade de falar, fale! Se for de Deus tu vai ser edificado, caso seja da carne não, mas aos poucos vc vai aprender a diferenciar.
      E essa dúvida se é ou não de Deus pode ser uma seta de satanás para impedir a sua edificação. Apesar de ele não conhecer nossos pensamentos ele consegue "adivinhar" nossos sentimentos e pensamentos através das nossas atitudes, fisionomia, etc.

      Excluir
    2. Paz do senhor tenho muitas duvidas sobre esse assunto tmbm.
      Eu sou uma pessoa bem correta em tudo q faço ,pelomenos tento ,faço a obra de Deus e tenho um coraçao extremamente quebrantado quando oro ,quando vou adorar a Deus e nao interessa o lugar sinto muito a presença de Deus ,mas a minha pergunta é q nem a do comentario anterior
      Eu tenho um coraçao muito quebrantado só q ainda nao sou celada com o espirito santo,pelomenos eu acho que não sou! Bom mas ja me veio algumas linguas estranhas na mente e é sempre as mesmas e é algo bem curto ,só que minha lingua nao enrrola, eu tenho medo de falar pois tenho medo que seja algo da carne, pois quero muito falar em linguas ,só q eu tenho medo de blasfemar contra o espirito santo ,que foi o q me falaram q se eu falar em linguas pela carne estarei blasfemando contra o espirito santo .
      Quero saber se isso é verdade?
      Um dia uma profeta falou q eu ja tinha o dom de linguas eu só tinha q abrir minha bica e falar ,des dai fiquei encucada com aquilo .

      Excluir
  34. Paz.
    Falo em línguas mas tenho muito medo de ser coisa da minha mente e sempre a mesma coisa e quando ouço alguém falando em línguas reconheço que não são as mesmas palavras. Será que é na minha mente e não do Espírito Santo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo é comece a falar essas línguas, vc tem o dom é o está repreendendo, fale pois isso lhe edificará, é do Espírito.

      Excluir
  35. Fique tranquilo é comece a falar essas línguas, vc tem o dom é o está repreendendo, fale pois isso lhe edificará, é do Espírito.

    ResponderExcluir
  36. A paz do senhor recentemente estava orando em minha casa, comecei glorificar aleluia, saia palavras mas ´só tipo sílabas 2 ou letras sempre repetido e mudava para outras palavras mas não compreendi ,seria batismo línguas estranhas,minha língua enrolava obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde
    Paz querida
    Tenho uma dúvida
    Outro dia vendo um vídeo a pessoa ensinava a orar e ela tinha uma lista de intercessão
    E no começo da lista estava: COMECE A ORAR FALANDO EM LIGUAS ESTRANHAS.
    ela dizia: mesmo q seja da carne depois Deus começa a te usar
    achei estranho
    E me surgiu essa dúvida
    Quando a pessoa é batizada com o espirito ela sabe quando está falando ?
    E ela pode decorar e falar de si mesma?
    Essa prática é correta?

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite,a paz do Senhor Jesus tenho uma dúvida fui batizada no Espírito mas as vzs tenho dúvidas pois nunca mas falei e quando fui foi só umas palavras como posso ter a certexa pois ñ quero pecar contra o Espirito Santo. Aguardo anciosamente a resposta fique na Paz.

    ResponderExcluir
  40. Minha pastora disse que só pode orar em línguas estranhas dentro do quarto,e não na igreja isso tá certo?

    ResponderExcluir