Recentes

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

POSSO FALAR EM LÍNGUAS QUANDO QUISER?

Alguns pentecostais possuem a ideia de que só devem falar em línguas:

  • Quando a igreja está no clima.
  • Quando é um congresso de fogo.
  • Quando sentem um arrepio.
  • Quando forem arrebatados os sentidos.
  • Quando surge o momento certo.

E por aí vai...

Bem, a pura verdade é que você não precisa nada disso para falar em línguas, uma vez que foi batizado no Espírito e esteja vivendo uma vida condizente com as Escrituras. Você pode falar em línguas QUANDO QUISER.

Isso mesmo, VOCÊ PODE FALAR EM LÍNGUAS QUANDO QUISER! Você não precisa de clima, não precisa de congresso, não precisa sentir arrepios ou ser arrebatado em seus sentidos, nem ao menos escolher o momento certo. Você pode começar falando em línguas agora mesmo, se quiser! 

Ok, antes de começar a me criticar com seus costumes, tradições e teologia, veja o que a Bíblia diz, e não apenas no eu penso.

Esqueça tudo o que já lhe falaram sobre em que momento deve orar em línguas e descubra o que Deus diz em Sua Palavra!

Quem fala em língua?
"Porque O QUE FALA LÍNGUA ESTRANHA não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios" (1 Co 14:2, ARC).

"O que fala língua estranha edifica-se A SI MESMO..." (1 Co 14:4a, ARC).

O que chama a atenção nesses versículos são as repetições da frase, "O QUE FALA LÍNGUA ESTRANHA" e das palavras, "EDIFICA-SE A SI MESMO" no versículo 4.

A pessoa que fala em língua, ela mesma se edifica. Observe ainda que o que fala em língua é você e não o Espírito Santo. Entendido? (para maior clareza veja o post: O ESPÍRITO SANTO NUNCA FALOU EM LÍNGUAS).

Orar e cantar com o espírito.
"Porque, se eu orar em língua estranha, O MEU ESPÍRITO ORA BEM, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? ORAREI com o espírito, mas também orarei com o entendimento; CANTAREI com o espírito, mas também cantarei com o entendimento" (1 Co 14:14-15, ARC).

Quem ora aqui? Será que é o Santo Espírito? É óbvio que não! Ele lhe ajuda. Ele lhe concede (At 2:4; Rm 8:26), mas é você que o faz.

Veja o que Paulo diz no versículo 15.
"ORAREI com o espírito, mas também ORAREI com o entendimento..." Ele diz, "orarei com o entendimento". A pergunta é, será que posso orar com o meu entendimento – a minha mente – todas as vezes que eu quiser? Qual a resposta? Sim!

Sabe, todas as vezes que você quiser, pode tirar um período de dez, vinte ou quarenta minutos em oração, orando com o seu entendimento, ou seja, na sua própria língua. Certo?

Mas olhe que o apóstolo das gentes começa o versículo 15 dizendo: 
"[Eu]ORAREI com o espírito..." Isso quer dizer, o Espírito Santo estando dentro de mim, em meu espírito, posso começar a orar em língua, do mesmo jeito que eu faria se tivesse que orar na minha própria língua, isso é, com o meu entendimento.

Você pode fazer isso agora, se desejar!

Não entendo o que falo em língua.
Aí você diz, "mas isso é tolice, pois nem mesmo entendo o que estou dizendo em língua".

Sei disso. Veja mais uma vez esse versículo: "Porque, se eu orar em língua estranha, O MEU ESPÍRITO ORA BEM, mas O MEU ENTENDIMENTO FICA SEM FRUTO. (1 Co 14:14, ARC).

Sei que o diabo vai lutar para que você não edifique o seu espírito. O que você precisa entender, no entanto, é o seguinte:

Quando ora em língua, você está...
  • Falando a Deus, não a você mesmo, ou a quem quer que seja (v. 2).
  • Falando mistérios divinos, ninguém o entenderá (v. 2), a menos que haja interpretação (mas isso é na assembléia com os santos para que haja ordem – aqui estou estritamente falando da devoção pessoal).
  • Edificando-se a si mesmo (v. 4).
  • Edificando-se a si mesmo sobre a sua santíssima fé (Jd 20).
  • Às vezes, você estará cantando com o seu espírito (v. 15; Ef 5:19).


Todavia, se quiser entender o que você diz em língua, Paulo disse: "Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar" (1 Co 14:13, ARC). Haverá momentos em que, se tiver pedido, o Espírito Santo lhe interpretará o que estiver falando em língua. Isso é tremendo. Peça a Ele.

Então, meu irmão, comece a orar em língua quando quiser, e mesmo aonde quiser, desde que por entre seus lábios. Não pare! Continue até que você esteja debaixo de tamanha unção a ponto de as pessoas notarem algo diferente em você, até que a sua sombra possa tocar os doentes e curá-los, até que...

"e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus..." (Gl 2:20, ARC).




33 comentários:

  1. a dona do blog esta ativa pq tenho uma duvida bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Sou cristão e já recebi o Espírito Santo de Deus e ultimamente (para ser exato duas semanas) estou tendo algumas dúvidas sobre orar no Espírito, especificamente na passagem 1 Co 14:2. Pois a palavra diz que “O que fala em língua estranha..." e a minha dúvida é a seguinte: Esta passagem se refere a pessoas especificas ou a todos que receberam o Espírito? Pois quando recebi o Espírito Santo de Deus não senti vontade de orar em línguas, mas meu irmão pediu para que eu orasse em línguas. Depois desse pedido eu comecei a falar embaralhado e não sabia ao certo se a minha oração estava de acordo, pois não senti vontade e sim pelo pedido de meu irmão. E Paulo fala para os irmãos em corinto que pelo Espírito foi dado dons de acordo com sua vontade. Então será que quando orei eu apenas abri a boca para satisfazer meu irmão ou realmente orei no Espírito? Pois não sei se possuo este dom.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo Roger, paz.
      É importante definir algumas coisas antes. Primeiro, recebemos o Espírito Santo em nossas vidas no momento do novo nascimento (João 3:3-8; Tito 3:5), quando confessamos a Jesus Cristo por nosso Salvador (Romanos 10:9-13). O Espírito Santo vem dentro em nós para fazer o processo de regeneração e santificação (Romanos 1:4). Aí passamos a, então, fazer parte do Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:13).
      Em segundo lugar existe o batismo no Espírito Santo, o que também é chamado de "Dom do Espírito", (Atos 2:1-4; Atos 2:38) que nos dá poder a fim de que consigamos ser testemunhas (Atos 1:8). Na recepção desse "Dom do Espírito" ou batismo no Espírito Santo, nós falamos em língua por ser esse o sinal (Atos 8:14-24; Atos 19:1-7).
      Existe, portanto, variedade de línguas, que é um dom do Espírito (1 Coríntios 12:4-10) que, com o auxílio do dom de interpretação de línguas, torna-se o mesmo que o dom de profecia.
      Sim, é possível orar em línguas quando você quiser - desde que você já tenha sido batizado no Espírito Santo - e edificar-se a si mesmo como uma prática de se manter cheio do Espírito, orando no Espírito Santo (1 Coríntios 14:4, 13-14, 18; Judas 20; Romanos 8:26).
      Fica na Paz do Senhor Jesus.

      Excluir
  3. Como saber se a lingua que eu falei orando foi um dom do Espirieo Santo ou falei por ansiedade de falar! Tenho medo de ter mim precipitado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, O Espirito Santo é a certeza de que você orou de verdade. Não tenha medo, é justamento isso que está acontecendo com muitos, aponto de abandonar essa pratica. A paz querida.

      Excluir
  4. Boa tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Escuto muitos testemunhos de quando a pessoa é batizada no espirito ela pula, grita, sente algo diferente e as vezes nem se controlam.
    Mas algum tempo comecei a falar em linguas, tento tirar-las da mente mas não somem, como faço para saber se não é de mim (tipo ter decorado de alguem) ou se é um dom do Altissimo Deus???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, pular, gritar, ETC na verdade é uma ação natural do homem quando algo acontece de anormal. Por exemplo: Alguém vai a uma balada: ele pula, dança, grita etc. estaria ele fazendo algo sem ser motivado? Não! Ele está reagindo conforme a musica(ritmo) Mesmo assim ele não poderia se conter diante disso? Sim! poderia, mas a felicidade é tão grande que ele prefere mais e mais. AGORA POR QUE SERIA DIFERENTE QUANDO SE TRATA DO AGIR DE DEUS, NÃO SERIA MAS PRAZEROSO GRITAR, PULAR DANÇAR DIANTO DO SENHOR JESUS ?MARAVILHOSO? E não tente tirar algo da sua mente o qual foi dado por promessa.

      Excluir
  5. A PAZ. EU ACHO QUE FUI BATIZADA PORQUE MINHA LÍNGUA ENROLA, MAS SÓ QUANDO GLORIFICO COM A PALAVRA ALELUIA, E SÃO SÍLABAS. SERÁ QUE AINDA NÃO DESENVOLVEU, PELO POUCO TEMPO?

    ResponderExcluir
  6. boa tarde ! comigo aconteceu que eu estava em um congresso , e o pastor chamou alguns para ele orar por eles , nisso eu fui e ja estava buscando a algum tempo esse dom , entao uma irmã me abraçou e eu fiquei glorificando a Deus enquanto ela que ja era batizada ficou falando em linguas ara mim e falando para mim desenrolar , mas eu continuei glorificando em minha lingua , quando terminamos ela me soltou e falou que eu fui batizada com o espirito santo e foi como se ela ja soubesse que eu estava buscando mas eu nao á conhecia ...eu fiquei meio confusa pois nao me ouvi falar em linguas ! entao tenho essa duvida de saber se fui mesmo batizada ?

    ResponderExcluir
  7. chorei muito tambem , e o meu desejo de receber o dom era muito forte .. entao quero saber ? a paz .

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nao so batizada nas águas posso fala em linguas

    ResponderExcluir
  10. Nao so batizada nas águas posso fala em linguas

    ResponderExcluir
  11. Nao so batizada nas águas posso fala em linguas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim amada!! Eu tambem nao sou batizada nas aguas ainda, mais ja recebi o batismo (eu acho)kkkk.

      Excluir
    2. Pode sim amada!! Eu tambem nao sou batizada nas aguas ainda, mais ja recebi o batismo (eu acho)kkkk.

      Excluir
  12. Fui batizada com o Espírito Santo falei em línguas estranhas, mais não lembro mais o que falei,fiquei tentando me lembrar por si mesmo mais não consigo, tento me lembrar mais tenho medo de ta me precipitando e tento lembrar e tenho medo de ta falando igual alguém por ta ouvindo.
    Quero muito lembrar quero muito falar em línguas estranhas novamente

    ResponderExcluir
  13. Quando eu oro ,eu falo em linguas , vem direpente, tenho medo que seja da carne, como tiro essa duvida?

    ResponderExcluir
  14. Tem alguem ai ,pentecostal, mim ajude ai, eu sou batizada com espirito santo, mais nao sinto esse calor de fogo, que faz a pessoa ,pular,gritar, rodar, rir muito
    Quando eu canto ,ele mim toca ,eu sinto uma sensacao muito boa, no corpo todo ai,vem as lagrimas, mim ajude atender eu sou batizada, oh tocada?

    ResponderExcluir
  15. Ajuda-me!!
    Ontem o pastor chamou o grupo dos jovens a frente do altar para orar, e disse que deus ia dar o batismo naquela hora ai eu comecei a glorificar aleluias e fui tocada, ai saiu algumas palavras da minha boca eu acredito que foi linguas estranhas, mais eu falei uma palavra que estava na minha mente do nada porque eu vir varios videos de pessoas serem batizadas e falando em linguas ai eu gravei a famosa" Anagasuria" ai eu falei tenho muito medo de ser coisa da minha carne, essas palavras. Tenho medo, porque na palavra de Deus diz que enganoso eh o coracao do homem.
    Oque eu faco??!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida irmã. Não se preocupe com essas coisas...falar em língua estranha é verdadeiramente uma manifestação do espírito santo. Mesmo diante de uma nova cultura religiosa que ensina que, se vc não falar em línguas vc não tem unção.tenha certeza de uma coisa, mesmo se vc falar essas conhecidas palavras "anagasuria", e isso estiver lhe edificando continue, não pare. Tudo o que nos edifica vem de Deus. Oque não se pode é falar em línguas para toda a congregação sem que haja um intérprete. Fique na Paz...

      Excluir
    2. Minha querida irmã. Não se preocupe com essas coisas...falar em língua estranha é verdadeiramente uma manifestação do espírito santo. Mesmo diante de uma nova cultura religiosa que ensina que, se vc não falar em línguas vc não tem unção.tenha certeza de uma coisa, mesmo se vc falar essas conhecidas palavras "anagasuria", e isso estiver lhe edificando continue, não pare. Tudo o que nos edifica vem de Deus. Oque não se pode é falar em línguas para toda a congregação sem que haja um intérprete. Fique na Paz...

      Excluir
  16. Também estou em dúvida, quando to na unção na igreja sou tomada por um força sem controle fico dando ou glória sem parar ou aleluia.
    Não entendo o porque.
    Mas não sou batizada em línguas.
    A
    Uma irmã falou que Deus que me batizar.
    E fala continue dado glória.
    Ai eu começo a dar e não consigo para.
    Más Deus não me batiza em línguas.
    Chego canso de dar glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, que a Paz de nosso maravilhoso Salvador esteja com VC. Entenda que Deus através do Espírito santo tem derramado sobre a igreja vários dons espirituais, apesar de o dom de línguas ser o mais buscado (errôneamente), sabemos que como membros do corpo de Cristo temos cada um uma função diferente. Odons são derramados de acordo com nossa função.Eu lhe aconselho a buscar em Deus se consagrando que ele lhe revele qual é o dom que Ele lhe reservou. Pode ser que seja o de línguas ou mesmo outro...

      Excluir
    2. Querida irmã, que a Paz de nosso maravilhoso Salvador esteja com VC. Entenda que Deus através do Espírito santo tem derramado sobre a igreja vários dons espirituais, apesar de o dom de línguas ser o mais buscado (errôneamente), sabemos que como membros do corpo de Cristo temos cada um uma função diferente. Odons são derramados de acordo com nossa função.Eu lhe aconselho a buscar em Deus se consagrando que ele lhe revele qual é o dom que Ele lhe reservou. Pode ser que seja o de línguas ou mesmo outro...

      Excluir
  17. Concordo com seu conteúdo, menos qndo diz posso orar qndo quiser. Vc foi redundante qndo afirmou isso e tambem disse que é o espírito santo que consede... Pois falarei em língua apenas qndo o espírito santo conceder e não sempre que eu quiser.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com seu conteúdo, menos qndo diz posso orar qndo quiser. Vc foi redundante qndo afirmou isso e tambem disse que é o espírito santo que consede... Pois falarei em língua apenas qndo o espírito santo conceder e não sempre que eu quiser.

    ResponderExcluir
  19. Estou com uma dúvida fui visitada pelo espírito santo sentir .Unha língua embolar,mas toda vez que a linguagem vem na minha mente penso que sou eu que quero falar tenho medo de está me pressionando ou não fui batizada tá me fazendo muito mal essa dúvida

    ResponderExcluir
  20. eu não sei se recebi o batismo do Espirito Santo quando frequentava uma igreja pentecostal em 2006, mas desde este tempo, quando eu oro em meu quarto, de repente começo a falar em uma língua que não conheço e que não sei o que estou falando. Eu falo, falo, mas no meu intimo não entendo, minha mente fica vazia... eu só ouço minha própria voz falando em uma língua estranha. Quando era da igreja, ninguém sabia me dizer o porque deu não entender minhas orações em línguas. Hoje estou distante da igreja e temo orar profundamente, minha oração são rápida, se eu clamar a Deus, e começo a falar em línguas estranhas, eu choro muito, eu não me sinto segura, eu temo não está falando com Deus, eu deviria sentir-me segura, mas eu não sinto... eu tenho medo.

    ResponderExcluir